sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Resenha livro O Sacerdote de UMBANDA de Alexandre Cumino

Nossa agora estou arriscando nas resenhas. Espero que gostem!!

Resenha livro O Sacerdote de UMBANDA – Alexandre Cumino
Uiara Melo 05/02/2016




“ Nenhum homem poderá revelar-vos nada senão o que já está meio adormecido na aurora do vosso entendimento. ”
(Gibran Khalil Gibran – O Profeta,
extraído do livro, pág.50)


Em primeiro lugar quero deixar claro que não quero convencer a ninguém a respeito dessa religião e sendo assim, peço compreensão para esta publicação.
Nunca pensei que hoje estaria escrevendo algo sobre espiritualidade, visto que, ainda tenho muito o que aprender, não estou nem na metade da minha caminhada. O livro do Cumino me trouxe outra realidade do que eu já sabia sobre a Umbanda – minha religião- na teoria e prática. Cumino usa uma linguagem clara de simples entendimento. E ao ler o livro, me vi completamente nele, todas as minha dificuldades e incertezas de aceitação e ação. É tão bom quando encontramos pessoas que pensam o mesmo que nós, e por isso não nos achamos “loucos solitários”.
O livro é dividido em 36 partes que realmente me prenderam a atenção, li em uma semana. Aprendi muitas coisas além de sanar algumas curiosidades. Acredito que hoje o Alexandre Cumino seja um dos mais esclarecidos umbandista no Brasil.

“ Quem conhece os outros é inteligente, mas quem conhece a si mesmo é sábio. ”
“ Quem vence os homens é forte, mas quem vence a si mesmo é poderoso. ”
(Tao Te King,
extraído do livro pág.80)

A umbanda é uma religião séria, porém, livre. Tudo não passa do livre arbítrio. Muitos ficam impressionados quando ouvisse umbandista dizendo que acredita em Deus, e porque não acreditar? Cumino nos explica neste livro, que toda religião tem com o seu princípio maior o AMOR, mas muitos praticam o ódio travestido de amor. Todos têm alguém em quem acreditar, forca as suas orações, preces etc. E por que todas as religiões como Umbanda e Candomblé ou quaisquer manifestações religiosas advindas da África precisam unicamente adorar o demônio? Sendo assim, sempre existe a necessidade de conhecimento antes de sairmos jugando os outros. Este livro é um curso completo para quem quer conhecer e se esclarecer sobre a Umbanda Sagrada. Recomendo, e garanto que será uma sensata leitura. O Sacerdote de Umbanda foi o primeiro livro que me permiti a ler do Cumino, e já estou com alguns outros do mesmo autor na fila de espera. Vale muito a pena dedicar o seu tempo a esta leitura.

Obra: O Sacerdote de Umbanda – Mestre, discípulo e liderança
Autor: Alexandre Cumino
Editora: MADRAS
Ano: 2015
Páginas: 160
Sinopse: Umbanda é religião, terreiro é templo e dirigente espiritual é sacerdote. A partir dessas questões, é possível pensar a Umbanda e estudar seu sacerdócio com o mesmo respeito que há para sacerdotes de outras religiões. No entanto, quando se fala em sacerdote, a primeira imagem que vem à cabeça das pessoas geralmente é a de um padre e seu comportamento, suas restrições e dogmas, o que revela o quanto a Umbanda é influenciada por um modelo que não lhe é compatível. O sacerdote de Umbanda é uma pessoa comum, que vive os mesmos conflitos e dificuldades que todas as outras pessoas e, ao mesmo tempo, vive a mediunidade de incorporação e a missão de conduzir uma comunidade. Por isso, muitos dirigentes espirituais têm dificuldade em aceitar ou compreender seu sacerdócio. Pai Alexandre Cumino foi preparado para o sacerdócio por Pai Rubens Saraceni e dá continuidade a seu trabalho, há mais de dez anos, preparando outros sacerdotes para a Umbanda por meio do Curso Livre de Sacerdócio de Umbanda Sagrada ministrado no Colégio de Umbanda Sagrada Pena Branca. Este livro é apenas uma breve introdução a esse universo religioso sacerdotal umbandista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário