quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Zumbi dos Palmares - 20 de novembro 2014

Zumbi do Palmares (1655 -1695)

Zumbi pertencia a família Zumba, sobrinho de Ganga Zumba líder de Palmares. Zumbi veio assumir a liderança pela luta da liberdade e prática da cultura africana logo após a morte de Ganga Zumba em 1678/1680.
Dizem que ele não foi o verdadeiro herói, pois, quem realmente fez a diferença foi o seu tio Ganga Zumba. Todavia, Zumbi nunca deixou de lutar pelo seu povo mesmo que na época Pedro Almeida tenha oferecido a libertação,a carta de alforria ao seu tio na condição de que teriam que abrir mão de suas leis, crenças e cultura.
E depois de lutas e mais lutas, Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695 devido a traição sofrida pelo seu companheiro de luta Antônio Soares. O Capitão Furtado junto com o governado na época Caetano de Melo de Castro decidem colocar a cabeça de Zumbi com o seu órgão genital na boca, pendurada em plena praça pública para atemorizar os seus seguidores que tinham-o como imortal.
Hoje não levanto e nunca levantarei a bandeira de ativista racial, mas sempre estarei presente nesta data para lembrar a todos, quem foi Zumbi para a raça negra.
Só queremos respeito e reconhecimento de que somos pessoas normais como qualquer outras.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zumbi_dos_Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário